Pronta Entrega

Pesquisar

Em Estoque

subir


Truques de maquiagem para a pele madura



Ao ser indagada sobre a maquiagem ideal para mulheres mais velhas, a estilista venezuelana radicada nos Estados Unidos Carolina Herrera, de 74 anos, não hesita em responder: "Quanto mais idade, menos maquiagem – esse é o segredo para valorizar a beleza depois de um certo tempo", resume uma das mulheres mais bem vestidas do mundo, ícone de beleza e elegância. Os especialistas no assunto compartilham da mesma opinião: "O desejo de camuflar as ruguinhas e imperfeições que aparecem com o passar do tempo, faz com que a maioria das mulheres mais velhas erre na mão e acabe usando uma quantidade de produto além do necessário. O resultado, muitas vezes, tem efeito contrário. Em vez de disfarçar, evidencia ainda mais os sinais, bolsas e pálpebra caída", afirma o maquiador Lú Ramos, do salão MG Hair Design, de São Paulo.
Outros deslizes
Depois da quantidade exagerada, campeã dos enganos cometidos na idade madura, os erros mais comuns são o uso de cores, cintilância e texturas inadequadas. A maquiadora Simone Barcelos, da Escola Skin School, de São Paulo, prefere os itens mais fluidos. "Na preparação da pele é fundamental utilizar produtos bem leves, para não deixar a cútis pesada. Quanto mais espessa a base, mais vai marcar e deixar as rugas aparentes", declara. A textura em pó é um perigo, segundo a maquiadora Nádia Tambasco, do salão Marcos Proença, de São Paulo. "O pó compacto, por exemplo, tem que ser usado em último caso, já que até na pele mais jovem não fica muito natural. Na pele madura o pó tende a deixar as linhas de expressão evidentes, pois depois de um tempo, após ser aplicado, começa a craquelar e marca ainda mais as rugas", diz a especialista. Sobre as cores, Lú Ramos tem uma teoria: "Cor e brilho chamam a atenção e denunciam sinais profundos e flacidez, os tons opacos são mais discretos, elegantes e disfarçam melhor", diz.
Truques infalíveis
Para ajudá-la na prática a disfarçar os sinais da idade, o selecionamos truques preciosos das maquiadoras Simone Barcelos e Nádia Tambasco e do maquiador Lú Ramos, tarimbados em atender mulheres com mais de 50 anos. A seguir, eles entregam dicas úteis e fáceis de executar.
Pele
- A mulher mais velha deve priorizar itens de maquiagem com tratamento. Uma base com ativos anti-idade e efeito lifting, por exemplo, trata e disfarça imperfeições.
- Durante os cuidados de limpeza, Simone Barcelos recomenda não utilizar produtos muito adstringentes. "Ao tirar demais a oleosidade natural da pele, ela fica muito seca, e quanto mais ressecada estiver, menos elástica e flexível ficará para receber os produtos, como base e corretivo, comprometendo o resultado", diz.
Olhos
- As sombras devem ter efeito matte, os cintilantes chamam a atenção para a flacidez e volume das pálpebras. Além disso, o brilho pode deixar a pele com um aspecto envelhecido. O certo é esfumar bem a sombra no canto externo dos olhos, pois quanto mais marcada for a sombra mais aparece a flacidez.
- A máscara para cílios é uma grande aliada das mulheres com mais idade, já que os cílios caem com o tempo. "O ideal é caprichar no canto externo dos cílios superiores – quando as extremidades do olho estão com os cílios mais curvados e com mais volume dá impressão de olhos menos cansados. Na parte inferior dos olhos é melhor usar com parcimônia, senão pode acabar deixando o visual pesado e os olhos caídos, anulando o belo efeito dos cílios superiores", diz Simone Barcelos. Em tempo: se os cílios inferiores estiverem escassos, melhor é não usar máscara para não evidenciar o problema.
- Outra opção para driblar os cílios ralinhos são os cílios postiços. "Eles dão uma levantada no olhar e disfarçam o volume das bolsas, além de camuflar também pálpebras caídas", afirma Lú Ramos. "É possível aplicar cílios pré-permanentes no salão, que duram de 15 a 20 dias e não é difícil de encontrar", diz o maquiador.
- O delineador também é indicado para disfarçar pálpebra caída. "O efeito é lindo, e fica ainda mais bonito com cílios postiços. Levanta o olhar", fala Nádia Tambasco.
- O desenho definido das sobrancelhas deixa o olhar expressivo.  Basta preencher as falhas com um pincel chanfrado e sombra (da cor mais próxima ao tom natural da sobrancelha). Mas não pode pesar a mão ao fazer esse preenchimento, porque sobrancelhas muito escuras causam efeito contrário, envelhecem.
Boca
- Lú Ramos sugere priorizar a boca, mais que os olhos. "Antes de passar o batom aplique um lápis de contorno labial cor de boca, ele evita que o batom escorra e realça o desenho dos lábios. Nessa fase da vida o batom deve ser sempre opaco, sem brilho", declara o maquiador. Os tons nudes caem melhor para os lábios finos, típicos da idade madura.
Maçãs do rosto
- Blush mineral (que não contém talco e tende a ressecar menos a cútis) em tons clarinhos, como pêssegos e rosinhas, ou bem próximos à cor da pele, disfarçam a flacidez das bochechas e trazem leveza à maquiagem. Aqui também vale a regrinha do efeito matte, nada de blush com brilho.

Fonte: Isabela Leal
Do UOL, em São Paulo
0

0 comentários :

Postagens populares

Troca de links